sábado, junho 14, 2008

Alguém vai ler isto?

Para haver Estado é necessário que o mesmo seja civilizado. Civilização é o “estágio de desenvolvimento da sociedade em que a divisão do trabalho, a troca entre indivíduos de resultante, e a produção mercantil – que compreende uma a outra – atingem o seu pleno desenvolvimento e ocasionam uma revolução em toda a sociedade anterior” (MALINOWSKI, 1975), ou seja, é o conjunto de caracteres próprios da vida social, política, econômica e cultural de um Estado.
A sociedade passou por vários estágios antes de tornar-se “civilizada”. Anteriormente tínhamos a produção, consumo e distribuição coletivos, onde os produtores eram “senhores do processo de produção e de seus produtos”. Com a introdução, mesmo que aos poucos, da divisão do trabalho, passou a existir na sociedade a apropriação individual levando à produção mercantil, baseada na troca e não mais na coletividade. Com essa troca, o produtor não mais está ligado à produção e ao consumo e temos a adição do comerciante, que é o intermediário entre produtor e consumidor.
Para atingir a civilização é necessária a criação de leis internas para organizar a vida social, buscando a ordem. Contudo toda a produção social ainda é regulada, não segundo o plano elaborado coletivamente, ou seja, não de acordo com a forma mais benéfica para sociedade e de acordo com a vontade desta, mas por lei cegas, que atuam com a força dos elementos, em últimas instâncias nas tempestades dos períodos de crise comercial.
Cada benefício para um é um malefício para outro. Em cada grau de emancipação adquirido por uma classe é um novo elemento de opressão para outra. Como por exemplo a criação de máquinas. Tem por benefício o aumento de produção, quem ganha é o empresário, contudo tem por malefício a demissão de alguns empregados por desnecessidade da mão-de-obra que foi substituída pela máquina.
Deve-se evoluir sem prejudicar. Quanto mais progredir a civilização, mais se vê obrigada a encobrir ou negar os males que traz necessariamente com ela. Como no exemplo citado, em vez de demitir a mão-de-obra, deve ensina-la á operar as maquinas ou coloca-la em outras funções.
Deve haver a supremacia do interesse público em relação ao interesse individual, havendo entre uns e outros uma relação justa e harmônica. Sendo que na verdadeira civilização deve operar a democracia, a fraternidade, isonomia de direitos e a instrução geral, mostrando assim uma evolução das antigas “gens”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu li!!!

¬¬

te amoooooooooo

Unknown disse...

Eu começei a ler e achei um tédio, de linguagem rebuscada já basta os artigos que eu tenho que ler pra prova de imunologia. Vim aqui me divertir e distrair a cabeça, não me cansar mais.