terça-feira, julho 03, 2007

Prefiro minha vida sem graça...

Resolvi fazer um desafio durante esse fim de semana. Entrei no site www.secondlifebrasil.com.br e baixei o tão falado simulador. Para quem não conhece, o Second Life é um simulador virtual onde o usuário pode ter uma segunda vida (literalmente como o nome sugere). Nele você cria um personagem e se coloca num mundo virtual. O “jogo”, se é que pode ser chamado assim, permite que você seja, faça e ouse, tudo aquilo que gostaria no mundo real, mas que não consegue. Com um pouco de paciência e alguns reais gastos, é possível se tornar alguém popular e bem conhecido no jogo.
Infeliz ou felizmente não possuo conhecimento na área da psicologia para debater aqui o que leva uma pessoa a viver mais no mundo virtual que no mundo real, mas a experiência foi, no mínimo, interessante. Conheci dezenas de pessoas em um único fim de semana. Gastando algo em torno de vinte reais, consegui uma casa e alguns apetrechos do jogo. Persisti nessa brincadeira por dois dias, mas perdi a graça. Comecei a me questionar qual era o sentido de me relacionar virtualmente com alguém e se realmente há prazer ou diversão ou as duas coisas nisso.
De qualquer forma, o Second Life apresenta uma série de oportunidades aos usuários, de diversos empregos à modos diferentes de se relacionar com os outros usuários (incluindo sexo virtual, que convenhamos, deve ser no mínimo, estranho). Durante meu período de experiência, pude perceber a quantidade imensa de empresas que estão se aproveitando desse mundo virtual para fazer propaganda. Vi letreiros de redes de televisão, prédios com nomes de universidades particulares e até torcida organizada de times de futebol.
Não aconselho ninguém que ler esse texto a experimentar o jogo. Não que seja perda de tempo, mas te garanto, não vai acrescentar muita coisa à sua vida. Prefiram sair e conhecer gente de verdade.

Um bom dia, tarde ou noite a quem passar por aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei de ver!
finalmente um depoimento de alguém que tenha vivenciado o Second Life,porque até agora o que tenho visto são reportagens sobre.Tem muito de texto jornalístico e acredito que essa tenha sido a intenção.Muito válido o relato!Ahh quanto as questões psicológicas, deixa pra destrinchar quando vc tiver cursando psicologia...heheheheheeheheehhehe

Parabéns!

Anônimo disse...

é, foi um post legal!, o que não quer dizer que os outros não tenham sido. eu inda não me aventurei no SecondLife não, acho que pela experiência que tive com o The Sims: você perde hoooras da sua vida, às vezes dias inteiros, num mundo virtual -- que, como você diz, não é "de verdade". e isso é chato, porque pessoas de verdade são mais emocionantes e ..vivas! =P além do mais, eu tenho tendências pra me viciar em programas de computador, por isso larguei o The Sims (ou talvez eu só tenha me cansado de jogar num computador lerdo demais, como é o de lá de casa). enfim. escrevi demais, né... o blog é seu. xD

Anônimo disse...

é... gostei o post, eu até estava pensado em testá-lo, já que me disseram que parece muito com o The Sims´. Bem, Kingú, gosto muitoooOooO de viver em um mundinho 'só meu' entende?
Adoro o The Sims 2, embora há tempos que não jogo, sei lá, acho que me cansei também... 0.o~
SaUdAdEs!. ah! adorei a música.! xD no sério... sei lá, gostei do ritmo também... =]~ Bem diferente do que sou acostumada a escutar, e issso que foi o legal... ^^ Obrigada pela indicação.
=**

Anônimo disse...

Ah...pois eu quero que vc me ensine usar... oras! também quero formar minha opinião. Bem que tenho tendências ao virtual...rsrsrs fugir da realidade de vez em quando, faz bem.
bjim
Rosa

Anônimo disse...

Pois é pois é.
è que nem jogar the sims.
pq 'c' fica lá lendo sobre mecânica, aprendendo jardinagem, aprendendo a cozinhar virtualmente se vc pode fazer isso de verdade ~.^.
anyway. não sei pq ainda brinco com essas coisas.

bjinho rubens \o.

e aqui é ana dária d novooo...
eu posso comentar aqui, não posso?

Anônimo disse...

Senpre tive vontade de testar estes joguinhos, mas nunca o fiz, eu acho que deve ser um saco ficar muito tempo no pc, sim, de qualquer forma sair é bem mais legal, conhecer pessoas novas tambem, até mesmo para uma menina bestona de timidez que nem eu, que nas primeiras horas não diz nada além de "humruns"
Beijo meu bem ^^